sábado, 28 de fevereiro de 2009

Canções de amor (Les Chansons D´Amour)


À primeira vista pode soar estranho aos ouvidos (literalmente) pensar em um musical francês, porém as primeiras cenas de "Canções de amor" são o suficiente para quebrar esse estigma. O filme que é dividido em três atos (a partida, a ausência e o recomeço) faz uma viagem à encantadora, apaixonante, mas também melancólica e cinzenta Paris, com suas ruas e luzes inconfundíveis.
O triângulo amoroso entre Ismael Bénoliel (Louis Garrel), Julie Pommeraye (Ludivine Sagnier) e Alice (Clotilde Hesme) apresentado logo no início do filme nos conduz a um cenário em que o amor é tratado de maneira natural, mas, complexa. As músicas cantadas servem como uma espécie de complemento ao que se vive nos diferentes e turbulentos momentos que constituem a vida de quem se dispõe a amar verdadeiramente alguém. O diretor Christophe Honoré soube de maneira inteligente e sensível criar diálogos e seqüências que fossem capazes de nos conduzir a uma sensação de leveza frente a sentimentos cruciais, tais como o amor, a perda, dor, compaixão, desejo, ciúme e prazer. O imprevisível também se faz presente no desenrolar da trama e, assim, os dramas que norteiam a vida dos personagens se desprendem de possíveis estereótipos. È inevitável não querer assistir novamente e ter a chance de sentir que, por um instante as relações humanas podem sem incomuns e, mesmo assim, valerem a pena. Podem até, inesperadamente render um final feliz, afinal, tudo é uma questão de se permitir.



"Ama-me menos, mas ama-me por muito tempo."


4 comentários:

Anônimo disse...

Hum ...
+ um que eu não aguento... rs

Beijos

Ricardo Chapola (CHAPS) disse...

A cada post, maior a vontade de assitir às tramas que brotam dentro de mim. Você deve saber de minha insapiência sobre filmes, sobretudo do cinema em geral.

Valh-me, então, falar que suas críticas fazem dispertar algum interesse meu ao filme aventado nas suas linhas. E isto é o engodo do seu blog.

Parabéns!

Bjao JOY

Unknown disse...

Amor, você é demais!
Esse é meu comentário.
Se eu não tivesse assistido, certeza que iria querer ver. E o jeito que voce "sintetizou" tudo, ficou perfeito!
O filme traz uma sensação diferente, pois assim que se termina de assistir, não se sabe dizer facilmente, se amou, ou apenas gostou, mas com o passar dos minutos, e as músicas que ficam coladas na cabeça, a vontade de ver e rever, é muito grande.
Enfim, muito bom o filme é muito boa a "resenha".

beijo meu amor.
te amo

Unknown disse...

Aaaaaaahh, eu nunca vi esse filme!!!!
Preciso ver mew!!
Fiquei curiosa! UAHuahUA

PARABÉNS DE NOVO Joyce!! /;]

Beijãããão!